quarta-feira, 2 de abril de 2014

Secretaria de Saúde de Santo Antônio apresenta relatório de serviços realizados em 2013


A Secretaria de Saúde de Santo Antônio realizou na manhã desta quarta-feira (02) uma audiência pública para apresentar o relatório quadrimestral referente às ações e aos serviços executados pelos segmentos da área durante o ano de 2013. 

Durante a exposição do relatório, a secretária de saúde Josefa Avelino mostrou indicadores, metas, a execução orçamentária e as ações desenvolvidas pela pasta no ano passado. Segundo a secretária, atualmente o município dispõe de nove equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), nove equipes de Saúde Bucal e 47 agentes comunitários de saúde, além dos serviços do NASF, PMAQ, CAPS, CEO e do laboratório de prótese dentária para atender aos usuários.

Entre as ações realizadas pelas Unidades Básicas de Saúde do município, Josefa Avelino citou as visitas domiciliares; as consultas médicas, de enfermagem, de prevenção de câncer, de pré-natal, de hanseníase, de diabéticos e hipertensos, atendimentos de odontologia e solicitações de exame em patologia clínica. A secretária ressaltou ainda que nas unidades acontecem reuniões com a equipe, capacitações, realização de curativos, retirada de pontos, educação em saúde, entre outros serviços. 

As especialidades ofertadas no município divulgadas pela secretária foram Dermatologia, Neurologia, Ortopedia, Cardiologia, Ginecologia, Pediatria, Psicologia, Nutrição, Psiquiatria, Mastologia, entre outras. Já os exames ofertados no município estão Raio-X, Ultrassonografia, Exames Laboratoriais, Teste da Orelhinha, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva, procedimentos cirúrgicos em dermatologia.

Josefa Avelino destacou também as conquistas da secretaria em 2013 como a aquisição de quatro aparelhos de ar-condicionado, um compressor, dez bebedouros para as UBS, dois computadores, uma impressora, fardamento para os agentes de saúde, agentes de endemias, auxiliares técnicos de enfermagem e demais funcionários, a aquisição de equipamentos de atenção básica adquiridos através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 390 mil, recurso utilizado para compra de aparelhos para a atenção básica e aquisição de dois novos veículos. 

Com relação à organização da atenção materno-infantil, a secretária destacou a redução dos índices de mortalidade materna e infantil, que atingiram o menor número da história do município.


A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito municipal Lula Ribeiro; a primeira dama Sueli Ribeiro; a secretária de saúde Josefa Avelino, a diretora do hospital regional de Santo Antônio Luzileide Barbalho, a coordenadora da atenção básica Ceiça Miguel; a secretária adjunta da saúde Joseane Costa; o secretário de educação Ana Lígia; a secretária de meio ambiente Maria da Conceição, o secretário de finanças Jan Alencar; os vereadores Paulo Cezar (SDD), Júnior Nogueira (PSB), Nélio de Cornélio (PSD), Goreth Orrico (PT), Dário do Sindicato (PT), Priscila Lariss (PRB), Lucinha e o presidente da Casa Legislativa Nego de Mário (PSC);  o coordenador da Vigilância Epidemiológica Pedro Cândido, o coordenador de Endemias Genilson Pinheiro; representantes do Conselho de Saúde, técnicos de enfermagem e agentes de saúde e de endemias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário